BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Como funciona o atendimento psicopedagógico?


atendimento psicopedagógico tem como objetivo ajudar pacientes a recuperarem o prazer pelo aprender, assim como corrigir déficits em seu processo de aprendizagem. Ele pode ser feito com crianças, adolescentes e adultos que se queixam de dificuldades variadas de aprendizado.

As crianças costumam ser os pacientes mais comuns, pois os sintomas dos transtornos de aprendizagem normalmente são percebidos na interação dos pequenos com as atividades escolares.

Dessa forma, pais preocupados buscam o auxílio do psicopedagogo para descobrir quais fatores estão interferindo no processo de aprendizado dos filhos.

Quando o atendimento psicopedagógico é necessário? 

A necessidade do atendimento será determinada pelo profissional da psicopedagogia. Logo, a pergunta mais adequada a se fazer é “quando preciso procurar um psicopedagogo?”.

Crianças que apresentam dificuldade para aprender o conteúdo apresentado pelos professores, que demoram mais tempo que os colegas para assimilar informações, não conseguem concluir tarefas e trabalhos escolares, ou subitamente apresentam condutas incomuns podem estar convivendo com sintomas de transtornos da aprendizagem. 

Como elas não conseguem expressar com exatidão o que sentem, pais podem recorrer ao psicopedagogo para interpretar as dificuldades da criança da maneira corretar e, assim, identificar um possível distúrbio de aprendizagem.

O mesmo pode ser feito quando adolescentes se queixam ou demonstram dificuldades diversas na escola. Por não compreenderem a sua condição, eles também podem mantê-las em segredo. É normal adolescentes terem vergonha de admitir que não conseguem fazer algo que, para os outros, é considerado simples. 

Os adultos também podem exibir relutância em buscar ajuda profissional. Como a psicopedagogia está associada às crianças, podem acreditar que não há mais tempo para corrigir os seus déficits de aprendizagem.

É comum pais descobrirem que possuem transtornos de aprendizagem somente quando levam os filhos para consultar. O psicopedagogo percebe que eles também têm determinadas dificuldades e, assim, sugerem a realização de uma avaliação psicopedagógica.

 

Fonte: https://www.vittude.com/blog